Este exame tem como principal indicação a avaliação da curvatura da córnea – camada mais externa do globo ocular. Se existe uma curvatura anômala, a luz será refratada com irregularidade e a imagem que se formará na retina será borrada, traduzindo-se por baixa acuidade visual.
Tem indicação em pacientes com cicatrizes corneanas, distrofias, curvatura da córnea no pré-operatório de cirurgias de catarata, transplante de córnea, cirurgias de miopia, hipermetropia e astigmatismo, pterígio, e em alguns casos para pacientes candidatos a adpatação de lentes de contato.
A análise deste exame gera um mapa colorido – cores quentes correspondem a altas curvaturas e cores frias a curvaturas menores. Diferentes análises estatísticas são realizadas a partir desta informação em diferentes pontos, sendo possivel assim a comparação de padrões – estabelecendo-se assim critérios para a normalidade e doença.
No caso de indicação deste exame em usuários de lentes de contato rígidas, o tempo normal de suspensão para a topografia corneana é de pelo menos 7 dias; para usuários de lentes de contato gelatinosas, o tempo normal de suspensão é de 3 dias.
Exame é realizado sem dilatação pupilar e não requer acompanhante.